» » » Quem foi Urbano Caldeira?

Quem foi Urbano Caldeira?

postado em: Memórias | 0

Fundador do Clube? Presidente? Jogador?

Ao contrário do que muitos podem pensar, Urbano Caldeira, santista que deu nome à Vila mais famosa do mundo, não fundou o Santos e sequer era santista de nascimento.

Nascido em Florianópolis, Caldeira chegou à cidade de Santos em 1913, após uma transferência para trabalhar como escriturário nos escritórios da alfândega.

Como jogador, atuou por 5 anos e, mesmo sendo zagueiro, fez partidas em muitas posições diferentes. Aos 27, abandonou os gramados para ser técnico e ajudar na administração do clube.

Famoso pela atenção dedicada, Caldeira esteve com o Santos por 20 anos e, além de jogador, técnico e vice-presidente, também cortou grama, plantou árvores, e até cuidou dos jardins da Vila. É sempre lembrado pelo trabalho como técnico do “Ataque dos 100 Gols” – marcados em apenas 16 partidas, uma média de 6,25 – formado por Omar, Camarão, Araken, Feitiço e Evangelista.

Morreu um dia após a estreia profissional do Santos contra o São Paulo, devido pneumonia contraída durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Onze dias depois após seu falecimento, o Estádio da Vila Belmiro passou a se chamar Urbano Caldeira.