» » » Os escudos do Santos

Os escudos do Santos

postado em: Memórias | 0

Você achava que o nosso escudo sempre foi do mesmo jeito?? Errou!!

O primeiro escudo do Santos foi criado em 1913, mas foi utilizado apenas na sede social do clube e não nas camisas. Esse escudo era mais complexo: tinha um globo terrestre com os paralelos a partir da linha do equador e de meridianos de longitude, os continentes eram em amarelo, os oceanos em azul e o Brasil em verde, no centro um escudo de linhas verticais pretas e brancas, uma faixa com as letras S.F.B.C sobre o desenho da bola e, por cima do escudo, uma coroa.

Em junho de 1915, Urbano Caldeira sugeriu e as iniciais mudaram para S.F.C (mudança que ocorreu no mesmo ano, mas somente em 1976, com aprovação do Egrégio Conselho Deliberativo, o nome passou a ser escrito em português: Santos Futebol Clube) e, no mesmo ano, o Santos adotou o pseudônimo de “União” para disputar a Liga Santista, adotando também um escudo provisório.

O escudo que conhecemos hoje, com as onze listras que representam os jogadores, surgiu em 1925, mas em 1940, surgiu um escudo “alternativo”, com as letras entrelaçadas e um fundo branco que acabou não vingando (embora seja possível ver algumas camisas com as letras entrelaçadas).

 

Escudos: 1 – 1913/ 2 – 1915/ 3 – 1940 (alternativo)/ 4 – (1925) – Créditos: Santos 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos