» » » Camisa do primeiro uniforme: branca ou a listrada?

Camisa do primeiro uniforme: branca ou a listrada?

postado em: Memórias | 0

Você sabe qual é camisa do uniforme número um do Santos?

………..

Se você respondeu a branca, acertou. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Em reunião realizada em março de 1913, por sugestão do sócio Paulo Pellucio, decidiu-se que o uniforme seria de camisas listradas em branco e preto, shorts e meiões brancos. As camisas brancas só foram utilizadas pela primeira vez em março de 1916, na inauguração do Estádio Figueira de Melo, do São Cristovão.

Durante todo esse tempo, a camisa branca era a reserva, mas no estatuto santista mais recente, votado em dezembro de 2011, o uniforme número um passou a ser o branco.

Conheça a história de algumas camisas:

1912 – Primeira camisa era toda branca e com uma braçadeira azul (uma possível homenagem ao local de fundação do Santos, o Clube da Concórdia). O informe dizia que as cores do clube seriam “o branco, o azul, com um frio amarelo entre as cores”.  Não se tem notícia que o clube tenha vestido essa camisa em alguma partida.

1915 – Com o pseudônimo de União (utilizado para disputar a Liga Santista)

 

1927 – Tradicional escudo usado pela primeira vez. Nesse ano surgiu a camisa “riscada”, que ficou conhecida pelo “Ataque dos Gols”

1932 – Camisa preta, com listrar brancas nas laterais

1939 – Todas preta, com gola e punhos brancos, sem o escudo. O Santos usou em dois clássicos na Vila, contra o Corinthians empatou por 0 x 0 e, contra o São Paulo, foi derrotado com placar de 3 x 2.

1941 a 1947 – Com listras horizontais e escudo com as letras entrelaçadas, foi usado por seis anos.

1968 – Duas estrelas acima do escudo por conta do Bicampeonato Mundial Interclubes, foi usada pela primeira vez contra o Boca Juniors, na Vila Belmiro. O Santos perdeu o amistoso por 1 x 0.

1980 – Primeira fabricante a estampar sua marca nas camisas santistas foi a Adidas. Camisa com peito preto e branca nas laterais.

 

Outras camisas