» » » A primeira goleada: Corinthians 3 X 6 Santos

A primeira goleada: Corinthians 3 X 6 Santos

postado em: Memórias | 0

Para inspirar a equipe santista no jogo de amanhã, vamos falar sobre a primeira partida disputada contra seu maior rival: o Corinthians. O jogo aconteceu no dia 22 de junho de 1913, quando o Santos tinha pouco mais de um ano e o Corinthians menos de três, no Parque Antarctica, pelo 1º turno do Campeonato Paulista, e o Santos venceu com o placar de 3 x 6.

Entre os jogadores, estavam Arnaldo (autor do primeiro gol oficial do clube) e Urbano Caldeira, que era jogador nessa época, mas as vezes também atuava como técnico. Em relatório entregue ao clube, Caldeira disse: “… o único, o melhor, o mais aproveitável, o de mais resultados de todos os sistemas empregados no futebol é o jogo de passes curtos, rápidos e com direção”. Os gols foram marcados Millon (2), Arnaldo (2), Marba e Paul.

Mesmo com as dificuldades financeiras, o Santos, que só tinha 153 mil réis pra custear a breve passagem pela Capital, conseguiu fazer um bom jogo e impressionar alguns jornais de São Paulo. Um dos comentários feitos foi “A segurança do passe e o esplêndido jogo de combinação desenvolvido pela brava rapaziada santista era patente desde o inicio do jogo. Com essa meia, meia dúzia de gols, voltou o team para Santos”.

A falta de dinheiro não dez diferença nessa partida, mas impossibilitou que o clube seguisse no seu primeiro campeonato. O Corinthians só conseguiu ganhar do Santos em 1919, no segundo turno do Campeonato Paulista. Antes disso foram 6 jogos com 4 vitórias e 2 empates.

Fonte: Santos 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos, de Odir Cunha e Celso Unzelte